top of page

Para que serve o Acordo de Sócios?

Atualizado: 19 de ago. de 2022


O Acordo de Sócios ou Acordo de Quotistas é um documento celebrado entre os sócios que estabelece regras próprias, questões estruturais e deliberações em relação à Sociedade.


Diferente do Contrato social que determina a estrutura básica e registro da sociedade na junta comercial, o acordo dos sócios regula e esclarece as relações entre os sócios principalmente no que tange as decisões em relação à sociedade.


O ideal é que o Contato social da sociedade seja complementado pelo Acordo dos Sócios.


O Acordo dos Sócios tem sido muito usado pelas Startups, por serem empresas de formas muito flexíveis, no entanto, não deve ser descartado pelas empresas tradicionais, pois proporciona maior detalhamento e clareza no relacionamento entre os sócios.


Para as empresas que não possuem Acordo dos sócios, lembro que ele pode ser realizado a qualquer momento dentro da sociedade, com ajuda de consultoria jurídica especializada.


Por muitas vezes a falta de clareza e transparência regulamentar da sociedade causa muitos conflitos na sociedade podendo matar a empresa ou impedir seu bom andamento e crescimento.


O Acordo de Sócios traz a reflexão geral das estratégias para manter uma sociedade saudável, por ser um instrumento útil e assertivo para entendimento entre os sócios.


Me conta! Sua empresa têm um Acordo de Sócios? Não! E agora, que conhece, que tal ter um na sua sociedade?


Escrito por Fabíola Grimaldi


Saiba Mais:



bottom of page