Quero abrir empresa? Como definir sua atividade?

Antes de pensar em iniciar qualquer empresa, ser empresário, é necessário saber qual será a atividade do seu negócio.

O ramo da atividade que é o que vai definir a área da sua empresa, quais os serviços ou bens irá fornecer. Esse é o ponto inicial para abertura e continuidade do seu negócio.

Conhecer e definir o ramo da sua atividade vai contribuir e muito para o seu sucesso, pois vai conhecer exatamente o segmento da sua empresa, é o primeiro começo para garantir o conhecimento do seu negócio.

O ramo de atividade de uma empresa é o que fundamenta o que vai gerar de valor para seus clientes. Assim, por exemplo vai precisar decidir se sua atividade será Industria, Comércio, Serviços....


Depois de definir a atividade, começa a elaboração do plano de negócio, a definição de sócios que se enquadrem com os mesmos objetivos e o conhecimento do mercado.

A escolha da definição da sua atividade vai gerar uma serie de consequências para o seu negócio, dentre elas a classificação tributária. Essa tributação considerará aspectos de faturamento e porte da empresa para seu enquadramento em alíquotas de tributação específicas.


Aí? Vem a CNAE? Sabe o que é?

Calma!! A CNAE nada mais é, que a Classificação Nacional de Atividades Econômicas que define quais operações ou atividade sua empresa irá realizar.

Assim, A CNAE tem relação direta com o seu enquadramento tributário, já que há atividades que exigem adequação a determinado regime.


A dica é..... se vai abrir uma empresa, seu grande sonhado negócio, é importante contar com uma assessoria que entenda de atividade e da tributação nacional. Um excelente profissional vai tirar dúvidas sobre os impostos e ajudar a entender os desafios de cada atividade, pois terá familiaridade com temas fiscais e financeiros.

Escolher e definir a sua atividade vai te dar segurança e conhecimento para sua nova jornada no mundo dos negócios. Ou para migrar de negócio se for o caso de mudança de atividade.


Comece a sua vida empresária compreendendo suas atividades primárias e secundárias, o seu enquadramento tributário, como será o recolhimento dos seus impostos e tendo em mãos todo o planejamento tributário, fiscal e financeiro para sua empresa. A sua segurança de hoje é o seu sucesso de amanhã.


E por isso repito, toda atividade esta ligada ao setor público! Se respirou temos direito administrativo!


#empresario #CNAE #negócios #atividades #planejamento #empresa #sociedade #direitoadministrativo #direitoempresarial

FG Advocacia e Concultoria

-Política de Privacidade

-Termos de Uso

©by Fabíola Grimaldi