top of page

Qual o futuro do ensino online?

Atualizado: 19 de ago. de 2022


Uma das minhas grandes paixões e estudo é a era digital. Tudo que está o ambiente digital me encanta de uma forma incrível com boas horas de estudos. Não é à toa que a especialidade empresarial se casou com a digital e proteção de dados.


Por isso que trago a reflexão sobre esse novo processo de ensino e educação a distância. Sim, o ensino mudou, somos digitais e online também.


É preciso entender que o ensino online não admite o método de ensino offline, aquele tradicional e presencial que vem sendo aplicado por tantos anos e que sofreu bem poucas mutações e ajustes ao longo dos tempos.


As aulas onlines trazem a necessidade de olhar o mundo da educação de uma nova forma, dentro da perspectiva digital. O olhar tradicional aqui não funciona. O ensino online deve ser repensado e estar em constante evolução com o ambiente digital, a tecnologia e a inteligência artificial.


A educação a distância tem um enorme potencial, que acredito ainda está muito pouco explorado, porque são necessários uma nova visão, novos processos, novos instrumentos de aprendizagem, nova forma de se comunicar e uma nova dinâmica.


Qual melhor caminho para ensino online? Não sei dizer, mas estamos evoluindo, se olharmos com novas perspectivas e de uma forma disruptiva.


No entanto, acredito que o ensino tradicional de ontem não irá retornar, vivemos novas experiências de ensino, unindo o melhor do tradicional com o melhor do presencial.


E, para você? O que espera do futuro da educação?


Escrito por Fabíola Grimaldi


Saiba mais:



bottom of page