Você ou sua empresa já utilizam assinatura digital?


Sim, todos meus contratos e documentos são assinados eletronicamente. Também faço questão de incluir essa facilidade na vida dos meus clientes.


A caneta e o papel ainda existem, mas a assinatura digital é muito mais rápida, prática e claro tem validade jurídica. Afinal, quem tem tempo de ficar correndo atrás das pessoas para colher assinatura em um pedaço de papel. Ela elimina todo o processo moroso de imprimir, assinar, digitalizar, enviar correio, etc.


O que é assinatura digital? É semelhante à assinatura no papel, porém feita em meio eletrônico, atendendo alguns critérios em conformidade com a legislação.


A assinatura eletrônica encontra sua garantia na Medida Provisória MP 2.200-2/2001, ela traz o valor jurídico aos contratos e documentos assinados eletronicamente, sem a necessidade de um certificado digital.


A assinatura digital é garantida por uma série de procedimentos, algoritmos e autenticações que garantem a confiabilidade dos documentos assinados nas plataformas que oferecem esses serviços de assinaturas.


A integridade dos documentos é garantida pelos Hashing, um algoritmo que assegura que o arquivo não foi alterado, juntamente com um Log para cada documento, registrando os horários no relógio do servidor. Para cada log de assinatura dos envolvidos possui: nome, endereço de IP, e-mail, método de autenticação e horário das assinaturas.


E agora? Vai mudar a forma de como assina seus documentos e contratos?



Escrito por Fabíola Grimaldi

Saiba Mais:

site: https://www.fabiolagrimaldi.adv.br

Jusbrasil: https://bit.ly/jusbrasil_fg

Linkedin: https://bit.ly/linkedin_fg

Instagram: https://bit.ly/fabiolagrimaldifg

YouTube: https://bit.ly/youtube_fg


#assinatura #assinaturadigital #facilidade #empresarialdigital #consultoriadigital #direitodigital #crimesdigitais #lgpd #protecaodedados #startups #comerciodigital #vendasdigitais #empresasdigitais #negociosdigitais #leidedados #dadospessoais #compliance #privacidade #consultoria #empresas #trabalho #etica #respeito #fgconsultoria #fgadvocacia