top of page


A economia digital cria nos modelos de negócios, mas será que muda algo quando se trata da natureza jurídica para as empresas digitais ou para quem quer atuar no mundo digital?


Primeiro, o que é natureza jurídica de uma empresa? É o seu regime jurídico, onde está definido quais exigências e normas que os sócios devem aderir de acordo com seu negócio.


Quais tipos de natureza jurídica:

- MEI - Microempreendedor Individual, mais rápido e menos burocracia, limite de renda bruta anual, pagamento de impostos em única guia.


- EI - Empresário Individual ou Empresa Individual, o EI é semelhante ao MEI, capital de investimento baixo, um único dono e sem sócios.


- EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, requisitos são muito mais específicos, exigido investir um capital social bem alto.


- Sociedade Simples Limitada, modalidades da Sociedade Simples, formada por dois ou mais sócios, separação de patrimônios pessoais dos empresariais.


- SLU - Sociedade Limitada Unipessoal, não é exigido sócios, capital social pode ser baixo, patrimônios do dono são protegidos.


- Sociedade Anônima - ou S/A, não possui sócios, mas, sim, acionistas, capital em ações, pode ser de capital aberto ou capital fechado


Pode até parecer um pouco assustador ter uma empresa, mas com análise jurídica correta fica muito mais tranquilo entender as regras e deveres jurídicos e fiscais para seu negócio. Por isso é muito importante escolher a natureza jurídica principalmente para quem quer empreender no mundo digital.


Escrito por Fabíola Grimaldi



Comments


bottom of page