©by Fabíola Grimaldi

Curiosidade vem de berço. Conhecimento é para vida toda.

Court
 

Atuação

Direito Empresarial e Digital

Compliance na Proteção de Dados

Educação Digital

 

Sobre o Autor

Se quiser ter sucesso no mundo de hoje, você precisa mostrar sua personalidade.

Todos esses elementos me levaram a ser Apaixonada pela Advocacia! Minha Felicidade é o direito. E esse é meu mundo.

Aqui uno o direito empresarial digital com Compliance na Proteção de Dados - LGPD.

Assim criei este projeto, juntando a minha experiência e vivência com todas emoções, novos conhecimentos e conquistas.

O blog tem crescido e rapidamente conquistado seguidores leais.

Para saber mais sobre mim, navegue pelo meu site, conheça minhas paixões jurídicas e descubra o que inspira você também.

Bem vindo! O Direito, tecnologia e dados são meu mundo e espero que eles conquistem o seu também.


Fabíola Grimaldi

fabiola@fabiolagrimaldi.adv.br

 
 
  • Fabíola Grimaldi

O que é Compliance? Isso serve para minha empresa?

Atualizado: 30 de Jul de 2019

Compliance empresarial serve para minha empresa? O que é um programa Compliance Officer?



A cada dia que passa o Compliance está sendo mais difundido e amadurecido no Brasil. A cultural do empresário está aos poucos mudando e começa a enxergar o Compliance como grande aliado para o seu crescimento e mais segurança no mundo dos negócios.


Sim. Mas o que é Compliance, mesmo?


Compliance é a área responsável pela difusão do cumprimento das leis, regulamentos, normas internas e externas dentro da empresa, uma mudança da cultura corporativa.

O Compliance se relaciona com todos os níveis hierárquicos da empresa com objetivo de transmitir orientações, lidar com problemas, superar obstáculos, enfim andar em parceria com a empresa.


O programa Compliance é preventivo. É evitar riscos, ou melhor minimizar os riscos corporativos. Um trabalho constante.

O Compliance deve ter a habilidade de enxergar o cenário como um todo para depois definir os objetivos de desenvolvimento de uma cultura corporativa de cumprimento de normas.


Assim o Compliance officer, tem como sua principal habilidade ter um amplo conhecimento sobre o negócio e o mercado. O profissional de Compliance vai a fundo na cultura da empresa, o que inclui as regras escritas e até mesmo as não escritas.

No entanto, no Brasil, o crescimento e amadurecimento cresceu muito depois da entrada em vigor da referida Lei 12.846/13 e das crescentes denúncias de corrupção dentro das empresas.


A nova realidade de mundo conectado traz a sociedade para dentro da empresa, desta forma, o público consumidor tem levado muito a sério a reputação e a imagem das empresas.

Ou seja, Compliance é muito mais do que está em conformidade com leis, normas e regulamentos. Com isso a empresa passa a ter uma postura transparente perante seus colaboradores, fornecedores e consumidores.


Assim, um programa de Compliance consiste em uma organização interna da empresa para cumprir normas, leis e regulamentos internos no intuito de evitar que os problemas aconteçam.


E porque o Compliance vai ser bom para minha empresa?


Adotar um sistema Compliance traz benefícios consideráveis para as empresas de qualquer porte e de qualquer setor.


Primeiro destaque vai para a imagem da sua empresa. A sociedade hoje está mais consciente e vivemos uma era de em que os consumidores e rede sociais são verdadeiros tribunais. Assim tantos os consumidores têm exigido mais que produto ou serviço de qualidade.

Outro fator importante é relacionamento com seus colaboradores e fornecedores. Assim, trabalhar em uma empresa correta e que cumpre as normas com respeito é muito mais satisfatório, gerando mais compromisso de todas as partes. Sensação de segurança e respeito.


Muito importante também é a melhoria da produtividade, já que a empresa terá processos organizados, monitorados e em constante evolução.


Ter implantado um programa Compliance pode ajudar muito em parceria estratégicas com outras instituições, com a transparência, pode representar grandes oportunidades e levar a sua empresa a outro patamar de negociação.


E mais importante é que a sua empresa terá minimizado os riscos, e junto com eles os prejuízos. Um prejuízo hoje pode determinar o fim de seu negócio, como é o caso de um dano na imagem da empresa.


Tentando um resumo grosseiro Compliance seria: políticas e processos de controle constantes para reduzir os riscos empresarias nas diversas áreas de forma multidisciplinar.


Entenda, Compliance é um ciclo contínuo e dinâmico.

Espero que com esse breve texto te ajude a compreender a importância e a beleza de organizar a sua empresa com programa Compliance.


#compliance #direitopublico #direitoempresarial #direitoadministrativo #riscos #multidisciplinar

https://fabiolafgrimaldi.jusbrasil.com.br/

 

Projetos

Educação Digital

Meus Livros

escrever-artigos-de-opiniao.png

Artigos

Palestras / Eventos