Cuidar do seu cliente é cuidar dos dados pessoais

Atualizado: 27 de Dez de 2019


O título desse artigo é a frase que adotei em 2019 e vai seguir comigo para o próximo ano. O cuidado que tem com seu cliente deve se estender para o dado pessoal dele.


E sabe porquê?


Porque as informações deles, dos clientes, são a base e principal ingrediente da nossa sociedade atual. Dados são vida!


E que moda é essa de dados pessoais?

As informações pessoais são mais que uma simples moda, é uma questão social. A proteção dos dados pessoais é evolução do nosso direito constitucional da privacidade, que vem sendo buscado ao longo dos anos de diversas maneiras. E para deixar claro, os dados hoje, são itens básicos da nossa estrutura social e da nossa economia.


Então, querido empresário, tem certeza que vai deixar o seu cliente e os dados deles sem cuidado? Abandonados?

Anota aí! A proteção dos dados pessoais vai além do direito digital e da tecnologia. É uma questão social na nossa atualidade.

Os dados são hoje como petróleo, ou seja, eles brutos não tem valor algum, mas tratados podem mudar uma sociedade, mudar mercado, mudar eleições, definir gostos e moldar costumes. E desse refino de informação que surge os conhecimentos que são a riqueza da nossa sociedade hiperconectada.

Vivemos uma transformação digital da sociedade que está evoluindo para sociedade da informação e precisa de atenção e cuidado. A coleta e tratamento indiscriminado e abusivo não será mais admitido na atualidade.


Hoje seu cliente é muito mais que um corpo físico é um corpo eletrônico. E esse corpo eletrônico merece tanto cuidado e atenção quanto o físico.


Para ser uma empresa de destaque nesse mercado novo e atual é necessário manter a integridade e proteção dos dados de seus clientes, com muito respeito, transparência e clareza.


E como faço isso? Com Consultoria e Compliance digital estratégico na Lei Geral de Proteção de Dados, Lei 13.709/2018.

Essa nova Lei vai chegar em 2020 para regulamentar a proteção dos dados e trazer uma série de direitos para titular dos dados.


Opa! E quem são esses Titulares de dados? - Seus Clientes.


Então, para essa nova realidade da sociedade e mercadológica, as empresas têm duas opções?

Ou ficam dentro no mercado protegendo os dados dos seus clientes, ou ficam de fora do mercado.


Assim, evite a negação, evite multas, evite processos judiciais, evite custos e mais evite ficar fora do mercado competitivo. Faça o que for necessário para proteger seus clientes, cuide deles e cuide dos dados pessoais. Procure apoio de especialistas da área de proteção de dados, leia sobre o assunto, veja como o mundo está se comportando sobre o tema. Só não fique de fora.


Cuidar do dado pessoal do seu cliente é um caminho sem volta, é evolução da nossa sociedade.

Para finalizar aquela dica especial. Pensou em proteção de dados pense em transparência, quanto mais claro e verdadeiro, mais perto da adequação.


Cuidar do seu cliente é cuidar dos seus dados pessoais.


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