Mais digitalizados, mais facilidade... a compra pela internet já faz parte do hábito de muitas pessoas. Compra por site, instragram, whatsapp, aplicativos ou redes sociais.
Tudo muito ágil e prático. Até que, você não recebe o produto. E agora, o que fazer?
Sem uma loja física para bater na porta e tentar resolver, o que pode ser feito no ambiente digital para resolver esta questão.
É importante lembrar que o ambiente digital neste caso é regido pelo Código de Defesa do Consumidor por se tratar de uma relação de consumo. Então tanto o comprador quanto o vendedor devém ficar atento para as questões jurídicas envolvidas.
Comprou pela internet e não recebeu, o que fazer?
1. Antes de comprar sempre solicitar dados do vendedor.
2. Entre em contato com vendedor para solicitar posição. Anotar Protocolo, cópia da conversa, data e horários.
3. Sem solução, aconselho a enviar uma notificação extrajudicial encaminhada por advogado especializado
4. Ainda sem solução, o consumidor deve de recorrer aos órgãos de defesa do consumidor (Procon ou a Justiça). Procure advogado especializado.
5. Ah! Se comprou pela internet e vendedor sumiu, é importante procurar delegacia de polícia para registrar ocorrência e busque advogado especialista digital para orientação judicial.
Caso seja necessário o caminho dos meios judiciais procure ajuda de especialista que encontre a melhor solução, a produção das provas digitais.
Deixo link na bio um artigo de perguntas e resposta da comunidade @jusbrasil no tive honra de participar.
Que tal um próximo post sobre dicas antes de compra pela internet?
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